Atividades
Identificação das atividades
O plano de trabalhos do projeto BLUENERGY foi estruturado de forma a responder aos objetivos propostos. A estrutura do projeto engloba nove atividades principais.
Atividade 1
Estudos preliminares e vigilância tecnológica
A Atividade 1 pretende alavancar o conhecimento acumulado pelos membros do consórcio em torno da tecnologia RFB (Redox Flow Battery), para formular com precisão o problema a ser resolvido dentro do projeto em seus componentes teóricos, normativos e técnicos. Para o efeito, tanto do ponto de vista científico como tecnológico, será monitorizada a evolução da tecnologia, incluindo os requisitos e normas de segurança associados à construção de uma bateria de 2,5 kW. Os processos de produção, montagem e selagem mais adequados serão identificados. Também será realizada uma caracterização aprofundada do estado da arte dos POMs (polioxometalatos) e suas metodologias de preparação.
Atividade 2
Especificações técnicas
Na atividade 2 identificar-se-ão as principais características a serem garantidas numa pilha RFB durante a produção e montagem. Naturalmente, as especificações técnicas de produção e empilhamento das molduras de forma a garantir um produto final fiável e de baixo custo serão também analisadas.

Atividade 3
Desenvolvimento de pilhas VRFB
Na atividade 3, pretende-se desenvolver os vários componentes que compõem uma pilha VRFB e os respetivos processos de produção e montagem. Assim, numa primeira fase, os materiais dos componentes serão estudados e as características e dimensões de cada componente serão definidas para que um protótipo confiável e durável possa ser construído. Simultaneamente, os processos de produção e montagem da pilha serão configurados conforme definido na Atividade 2. Em seguida, modelos de simulação computacional serão incorporados como ferramentas auxiliares para o desenvolvimento de componentes e para a estimativa do desempenho eletroquímico do protótipo a ser desenvolvido.
Atividade 4
Produção de protótipo demonstrador
Produção, construção e montagem de protótipos para validação dos requisitos definidos nas atividades anteriores. Pretende-se, portanto, construir a estrutura do sistema de armazenamento de energia e respetivo sistema de controlo e adquirir todos os componentes e elementos que constituem a pilha. Após a montagem, a pilha será integrada no sistema de controlo cujo funcionamento será demonstrado em contexto operacional.

Atividade 5
Testes e ensaios
A Atividade 5 inclui duas tarefas principais. Uma é integrar as soluções desenvolvidas numa unidade demonstradora, implementando um programa de ensaios adequado à caracterização elétrica e de longevidade do sistema. A outra inclui a realização de uma análise do ciclo de vida do protótipo alvo, tendo em consideração os conhecimentos adquiridos nas atividades anteriores e pressupostos de procura em termos de quantidades e cadências de fabrico.
Atividade 6
Desafios técnicos e económicos associados à industrialização
A atividade 6 tem como principal objetivo identificar os desafios e impactos desencadeados pelos novos produtos nos processos de fabricação em massa.

Atividade 7
Exploração de novos conceitos RFB
A Atividade 7, de cariz exploratório, pretende identificar e desenvolver novos materiais para utilização em RFBs que possibilitem contornar as desvantagens da tecnologia VRFB ou, inclusivamente, melhorar os materiais face ao estado de arte. Assim, no seu âmbito, serão desenvolvidos e caracterizados elétrodos com matriz inovadora através da utilização de materiais ainda não explorados, com vista à redução de resistências elétricas e deformações causadas pela compressão, e novos eletrólitos baseados em polioxometalatos (POMs) que permitam superar a densidade energética do eletrólito de vanádio.
Atividade 8
Promoção e divulgação de resultados
A Atividade 8 é dedicada à promoção e divulgação dos resultados técnicos e científicos do projeto em conferencias e feiras tecnológicas. Pretende-se ainda realizar um workshop no fim do projeto aberto ao público e a peritos na área para uma divulgação abrangente do projeto e dos seus resultados globais.

Atividade 9
Gestão do projeto
Na Atividade 9 pretende-se assegurar a organização, gestão e acompanhamento técnico-científico do projeto de modo a garantir o cumprimento de todos os objetivos e exigências definidos em sede de candidatura. Tal incluirá a gestão global do projeto, a avaliação e aprovação dos resultados alcançados, a coordenação dos procedimentos para elaboração de relatórios financeiros e técnico-científicos e o acompanhamento e suporte técnico-financeiro aos promotores do projeto.